sábado, 22 de outubro de 2011

Canção do exílio

<>
<>
 
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar –sozinho, à noite–
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que disfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

De Primeiros cantos (1847)
*******************************************************************
Fuga da realidade x engajamento político
      Os ideais da Revolução Francesa tomavam por base o trinômio " liberdade, igualdade e fraternidade". Contudo, os jovens europeus de algumas décadas posteriores não viam cumpridas as promessas feitas pela revolução. Como consequência, enquanto alguns ainda confiavam nos destinos da revolução burguesa, outros caíram numa forte onda de pessimismo e tédio, desacreditandos da politica e das lutas sociais. Esse grupo, que no Brasil corresponde à segunda geração romântica, tem uma postura de fuga da realidade, que pode se manifestar de diferentes modos: fuga para o passado ( a Idade Média ou infância); para o futuro; para a natureza; para o sonho ou para a loucura; para o interior do próprio eu ; para  a vida boêmia; para a morte.
      Porém, ao lado dessa tendência  pessimista, surgiu também a corrente social e política, que visava promover novas mudanças na sociedade, a fim de que a humanidade alcançasse finalmente a liberdade e a justiça social. Ela foi formada pelos escritores, chamados condoreiros, que , no Brasil, corresponde à terceira geração romântica, liderada por Castro Alves.
O individualismo capitalista não se reflete apenas na arte romântica. Nos dias de hoje, esse fenômeno é denunciado, como se vê nesses  versos do grupo Titâs.


Titãs - Homem Primata

Música enviada por: Letras de Músicas
Compositor: Sérgio Britto / Marcelo Fromer / Nando Reis / Ciro Pessoa

Desde os primórdois
Até hoje em dia
O homem ainda faz
O que o macaco fazia
Eu não trabalhava, eu não sabia,
O homem criava e também destruía
Homem Primata
Capitalismo Selvagem
Eu aprendi
A vida é um jogo
Cada um por si
E Deus contra todos
Você vai morrer e não vai pro céu
É bom aprender a vida é cruel
Homem Primata
Capitalsimo Selvagem
Eu me perdi na selva de pedra
Eu me perdi, eu me perdi

I'm a cave man
A yuong man
I fight with my hands
With my hands
I'm a jungle man
A monkey man
Concrete jungle!
Concrete jungle

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante para o nosso trabalho.
Obrigada!